PRÉ-CONSTRUÇÃO
A pré-construção é a segunda etapa da fase de incorporação vindo logo após a etapa de viabilidade. Como o próprio nome sugere, nesta etapa estão incluídas todas as ações preparatórias para o início do empreendimento.
Qual a importância da fase de pré-construção?
Sua importância é justamente obter e analisar todas as ações necessárias para se dar o início da fase de construção da obra de forma adequada a fim de se obter o máximo de controle minimizando os problemas que venham a surgir na fase de construção.
Qual a composição da fase de pré-construção?
Podemos resumir a composição da fase de pré-construção basicamente em 3 partes.
-
Projetos;
-
Planejamento do empreendimento;
-
Legalização da obra e início das vendas.
Projetos
Aqui encontra-se tudo relacionado aos projetos (desde o início, passando pelo seu desenvolvimento até a aprovação dos mesmos nos órgãos competentes).
Os projeto devem ser desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar.




Nesta equipe deve existir um coordenador de projeto, para alinhar os procedimentos, definir quais serão os entregáveis de cada disciplina, facilitar a comunicação entre os profissionais e realizar a compatibilização dos projetos.
Deve-se dar prioridade a realização dos projetos utilizando a metodologia BIM. Pois esta metodologia traz diversos benefícios, em posts futuros iremos falar mais sobre a mesma.
Planejamento do empreendimento
No planejamento do empreendimento temos o orçamento, cronograma da obra, planos de suprimentos, mão-de-obra, ou seja, tudo relacionado ao planejamento e gerenciamento da obra.
Atenção especial deve ser dado ao orçamento da obra, pois a partir deste que serão desenvolvidos os demais planos do empreendimento.
Sempre que possível estes documentos de planejamento devem ser realizados em um programa de gestão integrada (ERP).
Legalização da obra e início das vendas.
Na legalização da obra temos a aprovação e obtenção de todos os documentos nos órgãos competentes (licenças, registro de incorporação, alvará, entre outros) necessários para dar início tanto as vendas como a construção do empreendimento.